Filme Fashion da semana: Memórias de uma Gueixa

20 fev

Não sei se já comentei com vocês, mas sou apaixonada por cinema, se pudesse ficava o dia inteiro vendo filmes. Até hoje me lembro de como era fascinante cada aula que tive de cinema na faculdade.

Enfim, vamos para mais uma resenha de filme? Esse é baseado num dos meus livros prediletos: Memórias de uma Gueixa

memoirs-of-a-geisha-by-arthur-golden-L-FpApG1

A história se passa no Japão do século XX, anos antes da Segunda Guerra Mundial. O livro é narrado em primeira pessoa por Chiyo, uma garota que perde sua mãe logo cedo e que é vendida pelo seu pai à uma casa de gueixas.

Tanto o livro quanto o filme mostram o conflito da garota em conviver com a nova realidade, em procurar o que restou da sua família, fugir daquele novo mundo em que ela foi colocada (ela é retirada de uma aldeia de pescadores do Japão e passa a viver numa casa de chá no centro de Kyoto).

Durante esse tempo ela conhece o presidente, um dos homens mais importantes do país. Logo da primeira vez que ela o encontrou já se apaixonou e decidiu seguir sua vida de uma forma que ela poderia encontra-lo mais vezes: virando uma gueixa famosa.

apprentice

Sayuri se tornou uma das gueixas mais importantes da história do Japão,  se tornou um ícone forte da cultura das gueixas e sua trajetória virou livro em 1997 por Arthur Golden (teve a briga judicial entre a verdadeira Sayuri e o Arthur sobre a veracidade dos fatos ali apresentados, tanto que ela escreveu posteriormente um outro livro contando a história, que segundo ela mesma, seria a verdadeira).

Tanto o filme quanto o livro mistificam a figura da gueixa como prostituta sob os olhos dos ocidentais (não, elas não são). A trilha sonora é sensacional, qualquer filme com o John Williams só pode ter músicas boas né?

A fotografia é maravilhosa, os figurinos são realmente ótimos (tanto no livro quanto o filme descrevem com bastante riqueza os detalhes que compõem os quimonos e toda a ornementação, mostram como era feita a maquiagem das gueixas). Foi um filme bem premiado, ganhou Oscar, Globo de Ouro e o Bafta.

memoirs-2

A história é comovente, leve lenços para secar as lágrimas, mesmo hahahaha. Não há quem não se identifique com a história de Sayuri ou que sinta tensão nas mudanças da história. Portanto, não vá achando que você saberá de cara o final da história, porque muuuuuita coisa acontece durante todo o filme.

Se você gosta de drama, romance, de filmes que retratam bastante culturas específicas, ou se você é apaixonada por moda e maquiagem, esse filme é para você.

É incrível a forma que eles mostram como a maquiagem era feita, o significado de cada penteado (sim, acreditem, cada penteado tinha um motivo para ser daquele jeito).

E o filme vai além, mostra a dificuldade que os japoneses passaram durante a Segunda Guerra Mundial, a que ponto chega a insanidade numa disputa por fama e poder e dá uma lição de esforço.

Ah e um detalhe muito importante: a beleza de Sayuri era única porque ela era uma japonesa de olhos azuis, de verdade.

E vocês, já assistiram? O que acharam?

Beijão

Nathy

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: