Dicas para combater espinhas e pele oleosa

10 jul

Esse post vai mexer nas cicatrizes (literalmente!) de muita gente. Sente e leia, hoje vou pegar na sua mão e tentar te ajudar da melhor forma possível a combater essa vilã que é a espinha.

Vou contar minha histórinha: sempre tive uma pele oleosa, como a de muita gente. Em certa altura da minha pré adolescência e até da minha adolescência eu tinha espinhas. Das normais as mais ferradinhas. Testava várias fórmulas mágicas para tentar apagar espinhas do meu rosto, fazia aquelas máscaras caseiras (pessoal, cuidado isso é perigoso), passava trocentos produtos, me submentia a limpezas de pele pesadas.

Passei por muitos e muitos dermatologistas, e a maioria me passava pesadas bem fortes para tratar a pele. Cheguei a achar que nunca teria pele bonita. Um dia fui numa dermatologista e ela me disse que eu tinha uma doença chamada acne e que nunca teria pele boa. Ainda ressaltou que eu deveria me acostumar com as cicatrizes que viriam no futuro. Que não existia remédio pro meu problema, só aceitação. Eu teria que aprender a lidar om minha pele marcada por espinhas e cicatrizes.

Fiquei arrasada, não via nem a maquiagem com salvação para camuflar o problema. Hoje se pudesse rever essa dermatologista apenas bateria palmas, para a falta de profissionalismo da mesma.

Quando eu tinha 14 anos fui visitar uma nutricionista. Logo de cara ela já descobriu que eu tinha alergia a lactose e uma das primeiras coisas que eu teria que fazer era diminuir muito o consumo de alimentos com derivados. De repente minha pele começou a ter menos espinhas, até o dia que se tornou o que ela é hoje.

Agradeço eternamente por ter passado por essa consulta, a nutricionista acabou salvando minha pele.

Essa introdução serve como base para meu argumento inicial: procure um médico para resolver seus problemas de pele.

Um BOM dermatologista vai te passar remédios(pomadas) que vão melhorar sua pele. Um nutricionista é indispensável, porque pele e alimentação estão intimimamente ligados, como provei acima. Outros dois médicos que são importantes de serem visitados são um endocrinologista (médico que cuida dos nossos hormônios) e um ginecologista (se você for mulher). Quem é menina e está lendo este post, sabe como hormônios influem para caramba na nossa vida, e influem de maneira intensa na nossa pele. Exemplo disso é a mudança que muitas garotas apresentam quando começam a tomar anticoncepcional.

Agora vamos falar da parte de cosméticos 🙂

Que tipo de maquiagem eu posso usar? Pele oleosa adapta-se melhor a maquiagem oil free, pois esta não contém óleos que podem entupir os poro. Outro tipo de maquiagem que é bem legal de ser usado para quem tem pele oleosa é a mineral. Sabe essa foto minha que está no template do blog? Estou segurando meu pó mineral da M.A.C.

Sempre recomendo maquiagem mineral para quem tem espinhas, porque é um tipo de maquiagem que trata da pele e ao mesmo tempo mantém um acabamento natural, não deixando a pele com aquele toque de “reboco” que rola quando muitas pessoas tentam esconder as benditas espinhas.

Maquiagem mineral, como o próprio nome diz é feita a partir de minerais, e ela busca devolve-los para o rosto. As marcas que recomendo são a M.A.C e a Bare Minerals. Não curti a maquiagem mineral da Contém 1g, achei que ela causava mais espinhas do que tentava esconder.

Outro aliado de peles oleosas é maquiagem com acabamento matificante. Seja base, pó, blush. Quem tem pele oleosa adora quando consegue o acabamento sequinho na pele. Mas lembre-se, você só consegue esse tipo de acabamento se manter a pele bem cuidada (vou ensinar truque por truque de como cuidar neste caso).

Uma dica que dou para quem tem pele baba óleo é usar lenços anti-brilho na pele para ir retirando a oleosidade que acumula durante o dia. Isso garante que a maquiagem dure mais e que o acabamento continue bonito.

Agora vou explicar como tratar da pele. De manhã você vai acordar e lavar o rosto com um sabonete específico para peles oleosas (evite escolher sabonetes que ressecam demais a pele, isso não fará bem a pele). Depois que você lavou o rosto, aplique um tônico para peles oleosas. O tônico que melhor se adapta a sua pele vai te dar uma sensação gostosa quando você passar, porque ele vai devolver os minerais do seu rosto.

Tônico aplicado, você irá passar um protetor solar específico para peles oleosas. Um que matifique a pele é melhor, e normalmente eles possuem uma textura mais sequinha até um protetor que pareça gel.

E ainda tem que aplicar hidratante no rosto. Sério, eu sei você está pensando “quanta coiiiiisa nathália!”. Mas ensino três maneiras de fazer tudo isso

1º Você vai querer ser perfeccionista e fazer tudo isso (como yo). Adicione paciência neste item.

2º Compre um BB Cream, eles podem aliar base com protetor, hidratante, tudo num produto só.

3º Você passa ou o protetor ou o hidrantante. Na hora que for aplicar a base, misture sua base com hidratante/protetor. Só um pouquinho hein? Porque ai você vai já aplicar os dois produtos e pode até melhorar o acabamento da base.

Mas gente presta atenção no que vou dizer: pele oleosa também precisa de hidratação. Todas as peles precisam, o que muda é a intensidade do produto a ser aplicado. Uma pele baba óleo precisa de um produto bem levinho, tipo um sérum, um gelzinho, ou um creme bem leve. Se a pele for seca, o hidratante será bem emoliente.

Um dos principais problemas da pele oleosa é o efeito rebote. Você passa um monte de produtos para secar a pele, dai sua pele vai passar a produzir mais e mais oleosidade e você acaba conseguindo mais espinhas. Por isso, cuidado na hora de tratar da pele, é importante diminuir a oleosidade, mas não pode chegar ao nível de resseca-la, senão rola este efeito.

E demaquilantes devem ser escolhidos com atenção. Devem ser potentes mas não muito cremosos, senão podem causar espinhas. E não, Leite de Colônia não é demaquilante (como já expliquei neste post). Passar um dia todo com maquiagem no rosto pode entupir os poros e nem se fala dormir. Dormir de maquiagem envelhece a pele e dá espinhas. Não faça isso!

Sem preguiça de demaquilar. Ensinei neste tutorial como deve rolar todo o ritual de limpeza da pele. A rotina de cuidados não muda muito da manhã para a noite, o que muda é que devemos tirar a maquiagem. Criei até um tutorial bem explicadinho para contar detalhe por detalhe isto (link aqui).

Outra dica do dia: se você tem franjinha ou o cabelo fica caindo no rosto, na hora que for dormir, prenda com uns grampos o cabelo para trás. Um dos maiores responsáveis por trazer oleosidade ao rosto é o cabelo sabia?

E quando for dormir, se tiver algum everest te incomodando muito o rosto, pegue aquele gel secativo e aplique pontualmente em cima da espinha. No outro dia ela já vai dar uma sumidinha.

Eu sei que é tentador, mas evite espremer espinhas, nossas unhas possuem trocentas bactérias que podem inflamar a pele e causar marcas que nunca sairão (baseados em fatos reais com a minha pele ahushuahus). Se quiser estourar, pegue dois tufinhos de algodão e pressione até o pus sair naturalmente.

Um produto que é indispensavel de se ter é um bom esfoliante. Não pegue a versão potente (aquela bem arenosa) porque ela pode acabar machucando a pele. Pegue um esfoliante que possua grãozinhos de esfoliação mas que não retire muito a oleosidade. Porque assim você vai remover a oleosidade, tirar os cravinhos, mas não irá criar o efeito rebote.

Ufa, acho que por hoje está bom de dicas né? Se quiserem explico mais coisas sobre espinhas e cravinhos para ajudar vocês

Beijão

Nathy

6 Respostas to “Dicas para combater espinhas e pele oleosa”

  1. Geovana Freitas 11 de julho de 2012 às 14:44 #

    nathy, vc conhece algum BB Cream que realmente nao aumente a oleosidade da pele ? Hidratar eu sei que podem hidratar, mas tenho ouvido muitas meninas dizerem que nao existe ainda nenhum que nao deixe a pele tambem oleosa.

    • Nathy Farias 12 de julho de 2012 às 13:38 #

      Muito provavelmente elas não escolheram o BB cream ideal para a pele delas. O BB cream pode ter várias qualidades, alguns são melhores em efeitos antirrugas (ai é mais legal para mulheres acima de 25 anos até peles maduras), outros são melhores em proteger de queimaduras do sol (legal para quem é bem branquinha e se queima fácil) e outros são bons para controlar oleosidade.
      Normalmente os BB creams são tons abaixo da nossa base normal (quem é negra tem que ficar esperta nisso porque a cor pode ser bem distante). Sim BB cream tem corzinha. Por isso é importante estar atenta à isso. Normalmente as cores que eles possuem são alaranjadas ou rosado, para iluminar a pele (é coisa de técnica de maquiagem, por exemplo, a gente aplica iluminador rosadinho abaixo das olheiras para esconder as olheiras).
      Agora ó vou dar alguns nomes que funcionam, mas antes de se jogar de cabeça e comprar pesquisa até morrer pra não ter erro.
      Eu sei que os bons para pele oleosa são o Dr Jart+ Water Fuse ( e é esse só, os outros da marca são bem emolientes). Esse tem muita água na composição, o que deixa ele bem levinho. O da M.A.C, FOGE hahaha sério é um dos mais oleosos que se tem. Outro que é bacana é o Missha Perfect Cover, ele foi feito especificamente para peles com espinhas/oleosas. E é mais fácil de se achar no Brasil em sites.
      Outra dica que eu dou é o BB Cream da Skin Food, o Aloe Sun. Ele ajuda a combater espinhas e acalma a pele do rosto que pode ficar irritada quando temos espinhas. Esse é legal porque é pra pele mista.
      Espero ter ajudado amore 🙂
      Beijão

  2. Nancy 20 de novembro de 2012 às 17:19 #

    Olá,
    Achei muito interessante este Post. Parabéns!

    Sem Espinhas e Acne – Aprenda a se livrar definitivamente de espinhas e cravos em apenas 3 dias. Neste e-book você descobrirá todos os segredos relacionados a prevenção e a cura da acne; alimentos e tratamentos naturais para combater rapidamente este problema vivenciado por milhões de adolescentes e adultos em todo o mundo.

    CLIQUE NO LINK ABAIXE E COMPROVE!

    • Nathy Farias 21 de novembro de 2012 às 01:00 #

      obrigada 🙂

      • veronica 26 de novembro de 2012 às 15:17 #

        olá,
        amei esse Post.
        tenho a pele muito oleosa o que eu faço
        dois beijoss

      • Nathy Farias 26 de novembro de 2012 às 15:36 #

        Oi Veronica, tudo bom?
        O que você costuma fazer para combater a oleosidade da sua pele (tô perguntando só pra ter uma noção melhor das dicas que eu posso te dar, cada caso é um caso né?).
        Grande beijos amore 🙂

Deixe um comentário

