Review Livro Moda e Comunicação- Malcolm Barnard

16 maio

Descobri esses dias que na biblioteca dan minha faculdade existem alguns livros de moda, e decidi que iria fazer resenha  deles semppre que pudessse.

O primeiro que peguei foi um livro chamado Moda e Comunicação. Parecia ser bem legal, o livro propõe discutir o assunto de moda sem futilidade, unindo sociologia, com política, sexo, classes sociais. Uma beleza, não?

Já serei direta: não gostei do livro e não recomendo à ninguém. Foi uma grande decepção descobrir que o livro não aprofundava em nenhum assunto e era preconceituoso demais.

A linguagem dele pode parecer um pouco chata para muitas pessoas já que é no maior estilo TCC, e os autores são bem complicadinhos de se entender (muitas das referências são autores muito famosos para estudantes de comunicação em geral). O livro pecou por não saber lidar com os temas que ele queria abordar. Por exemplo, na hora que ele falava de política ou de como a moda se manifesta na afirmação de status e sexo nos diferentes gêneros. Essas partes eram o ápice de assuntos legais no livro, só que mesmo essas partes não salvavam a parte de Barnard afimar, por exemplo, que uma sociedade é primitiva porque pe subdesenvolvida ou porque não tem a mesma concepção de moda que o ocidente tem.

A forma como a  teoria foi apresentada acaba tornando a leitura monótona, além de que o autor não escrevia de uma forma que a leitura fosse para ser gostosa (acreditem, eu sou jornalista, escrevo para vocês lerem com atenção do começo ao fim, e para isso qualquer jornalista precisa dar duro para criar um bom texto).

Acho que o autor tratou da forma fútil que todos os veículos que ele criticou no livro. Para mim moda não é algo que deve ser elitista, portantoa  posição do autor acaba sendo totalmente mesquinha, em achar que só porque uma sociedade é uma potência mundial, ela deve controlar as outras. Pior de tudo isso é ele usar argumentos de Marx para justificar isso.

Se você é estudante de moda e/ou comunicação e tem que ler esse livro…boa sorte.

Para vocês terem noção. Eu amo tanto ler que é muuuuuuito difícil eu deixar algum livro de lado, mesmo quando não gosto muito, eu tento ler até o final. Esse foi um dos que larguei na metade, de tão ruim que ele era.

Desculpa amores por não trazer uma resenha positiva hoje, mas nem tudo que vou mostrar no blog será bom.É meu dever mostrar o lado bom e chato das coisas

Beijão

Nathy

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: