Desabafo: como a mídia ainda trata de forma errada os leitores

30 abr

Hoje de manhã eu li um post muito bacana da minha maquiadora predileta, a titia Paola Gavazzi. No post ela falava sobre essa balela que foi publicada na imprensa que a base entraria em extinção na maquiagem.

Mentira de jornalista invejosa de moda HAHAHAHAHA Vou contar altos baphons para vocês, como jornalista e como maquiadora. Primeiro vou incorporar minha figura de jornalista. Verdade seja dita, um jornal, revista não vendem somente a verdade e nada mais do que a verdade.

Pensem comigo, o que é verdade pra você, não é a mesma coisa que eu considero verdade, certo? Portanto cada pessoa possui uma maneira de enxergar o mundo, e essa maneira vai ser passada no texto em que escrevemos, na forma em que enquadramos uma foto. Você escolheu colocar esses elementos e não outros. Foi questão de escolha, seleção, de manipulação.

Não usem a palavra manipulação apenas no sentido ruim da coisa. Todos nós manipulamos, só que alguns mais e outros menos. Não se estressem, e estudantes de jornalismo, não tentem mentir para o grande público e falar que isso não é verdade. Leitores devem saber que jornalismo é praticado por pessoas humanas, humanos erram, acertam, possuem ideologias, opiniões e passam isso nos textos.

Agora vamos falar uma coisa que pode parecer chocante: jornalismo é indústria. Jornais são empresas capitalistas, revistas também, tv, sites de notícias, rádio… Todos esses meios possuem suas empresas de comunicação. Se ela é uma empresa, ela busca lucro, então ela vende algum produto. Esse produto é a notícia, a reportagem, uma foto, uma ideia.

Não fiquem bravos com isso, jornalismo é uma profissão tão digna como todas as outras. Porém o jornalismo que é praticado muitas vezes nas revistas de beleza e moda é puro lixo. É puro marketing de empresas que querem vender seus conceitos e enfiam goela abaixo dos leitores.

Leitores lindos do meu coração, sempre desconfiem do que vocês leem. Pode ser o veículo poderosão que for, sempre desconfiem. Vão e leiam em outros lugares, informação nunca é demais, sempre tentem descobrir mais do assunto. Não é porque saiu no lugar X que seja verdade. Não sejam ingênuos.

E expliquei todos esses conceitos para falar: como o pessoal foi acreditar naquele artigo que disse que seria o fim da base? Sério mesmo pessoal, poucas vezes li artigos mais mirabolantes.

Agora assumo minha postura de maquiadora. Existem poucos blogs de maquiagem bons de verdade, que não vendem suas opiniões em troca de jabá, que não entram na onda só porque um veículo famosinho disse. Maquiagem é arte, maquiagem é coisa séria. Moda não é futilidade, por mais que as revistas famosas digam que não é, elas tratam como se fosse.

Como maquiadora fico p* da vida quando vejo que muitas amigas minhas antes de me consultarem, ou caem em marketing tosqueira de marca fajuta. Amores como jornalista, maquiadora e blogueira eu peço: não acreditem em tudo o que leem, não sejam inocentes. Sejam consumidores e consumidoras que exigem qualidade e preço bom. Não caiam em qualquer papo furado por ai.

Acreditem na beleza de vocês antes de irem na ideia distorcida que a mídia tem sobre beleza. Vocês são bonitas por serem quem são, não por serem mais uma garota padrão sem identidade própria.

Maquiagem foi criada para ressaltar a beleza da mulher, e a indústria de cosméticos corre para criar recursos que ajudem cada dia mais a mulher comum conseguir ser bela e conseguir lidar com toda nossa rotina doideira. Nem por isso devemos nos tornar escravas disso, ou achar que só tratamentos irão cuidar da nossa pele. Conta muito mais você cuidar da sua auto estima do que se prender a centenas de tratamentos.

A mídia de moda ainda trata os leitores como se poucos pudessem comprar, e quem não pode é burro. Algo que é no minímo escroto, todas as pessoas possuem capacidade para entender de moda, e ninguém é melhor que ninguém por fatos monetário. Se querem representar moda de verdade, as revistas, blogs e todos os outros tipos de media precisam mudar muito em relação aos leitores.

Acredito que minha mensagem já foi dita 😉 Não acreditem em tudo que leem por ai

Beijão

Nathy

Para quem quiser ler o texto da Paola, link aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: