Guia completo na escolha/uso da base

18 jan

Aproveitando que meu tersol vai me prender um pouco em casa (questão de dignidade né, não quero andar por ai com esse olho de tandera), vou fazer aqueles posts grandões super explicativos, esckarecendo várias dúvidas sobre base, a escolha de uma, as texturas, os pínceis para se usar…

Essa foto da Kelly Osbourne é recente, mostra como uma escolha errada de base poder acabar com todo resultado final. Amores quando vocês forem escolher a base de vocês tenham noção que a pele tem uma cor de fundo HÃN NATHY?

Assim, tem gente que é mais amareladinha, gente mais rosinha e assim por diante não? Então quando forem comprar pensem “eu tenho pele com fundo amarelado, então vou comprar uma base com fundo amarelado”. A Kelly Osbourne por exemplo tem a pele com fundo rosado, por isso ficou com essa carinha de hepatite nível máximo quando passou uma base de fundo amarelado.

“Ai mas então como vou descobrir minha cor?”. Não é uma tarefa assim fácil, mas eu ensino os macetes

Você tá lá linda na hora de testar a base, primeiro teste que você faz é na mão, para descobrir a textura da base, o nível de cobertura que ela vai dar no seu rosto, se ela matificante, quanto tempo demora para ela secar, tudo isso você descobre testando na mão. Mas a cor da base você não vai testar na mão e é isso que erram as pessoas, elas se atentam ao detalhe da cor e não da textura na hora do teste na mão. Para descobrir se a cor bateu ou não você testa a base ou no centro do seu colo ou na base do maxilar (ossinho do rosto). Por que disso? Porque a base deve ter a mesma cor da pele do seu corpo, não pode dar o efeito máscara que nem o que aconteceu com a Kelly. O maxilar ele fica entre a pele do seu rosto e a pele do pescoço, se a cor bater com a cor da pele das duas áreas, ela é a base correta.

Se estiver mais claro ou mais escuro que a cor da pele, a base não é correta para você. No dia que você for comprar a maquiagem vai de cara lavada, porque se você já estiver com o rosto cheio de maquiagem o resultado vai interferir.

Outra coisa, se você vai comprar maquiagem pela internet, sabe aquela marca cara no Brasil mas baratinha no eBay da vida? Vai na loja da maquiagem mais próxima que tiver da sua casa, pega um vendedor e fica perguntando para ele “ah qual base é a correta”, pergunta a cor, pergunta o número da cor tal. Pronto ai não tem erro na hora de encomendar a sua base. Lembre-se que é muito perigoso você comprar base de olhos fechados pela net como muita gente faz, a chance de errar a cor é enooooorme.

Outra coisa que quero ajudar a vocês entenderem é que dependendo da textura da base existe um píncel melhor para aplica-la

Uma base que tiver uma cobertura de baixa para a média fica com um acabamento bem bacana se usado um pincel Duo Fiber. Esse pincel mistura dois tipos de cerdas, as naturais e as sintéticas, com isso ele dá um toque de leveza e ilumina a pele se for usado com bases mais fluídas (aquelas aguadas) ou as bases mais hidratantes como as de pele seca. Base do tipo spray também fica muito boa

Eu sempre gosto de aplicar bases com esse tipo de pincel em movimentos circulares.

Pincel de base tradicional é bom para aplicar primers porque ele alcança todos os cantinhos do rosto, pode ser usado também como pincel de corretivo por ser assim bom nos cantinhos. Uma dica que eu dou para quem gosta de usar o pincel tradicional é tomar cuidado para não marcar pincelada, ele marca demais, então sempre fique de olho para ver se a cobertura está bacana. Ele dá um acabamento com uma cobertura mais alta que o duo fiber, o duo fiber é um acabamento mais para o dia a dia, o pincel tradicional já deixa uma coisa mais forte.

Se você for usar base spray, líquida ou outra forma, coloque-a em cima de um CD. ÉEEEE estou falando sério, coloque em cima de um CD porque assim você não disperdiça a base que você vai usar

Já o Pincel Kabuki é aquele lindão, gordinho, com cerdas densas, quando você quer dar uma acabamento de polimento, para bases de pele oleosa ou as líquidas ele deixa um acabamento bem iluminado, aquela cara de pele com viço. Da mesma forma que o pincel de base tradicional, é importante colocar a base em alguma outra superfície (mão, CD) e dai aplicar no rosto com movimentos circulares, leves. Por ele ser meio gordinho fica difícil de aplicar em áreas como os cantos dos olhos. Para isso pegue alguma potinha do pincel amasse com os dedos e aplique até conseguir cobrir a área.

É um bom pincel para dar acabamento uniforme e para quem usa base para peles oleosas.

Você também pode usar píncel de contorno na hora de aplicar base, sabe aquele pincel mais chanfradinho de pó/blush. Sim, dá para aplicar base com ele, só que você tem que umidece-lo antes com água termal e aplicar uma base de alta cobertura. Ele dá um efeito bem esfumadinho além de ser muito rápida a forma de aplicação.

Outro píncel que eu posso citar é o F80 da Sigma, um Top Flat Kabuki, diferente do Kabuki gordão, esse pincel também tem a pontinha reta, cerdas densas, mas tem o tamanho de um pincel de pó por exemplo. Ele consegue chegar em qualquer cantinho do rosto e também dá um acabamento bem iluminado e uma cobertura muito boa com qualquer tipo de base.

E bases em mousse? Como eu falei no post da review daquela base da Maybelline, a Dream Matte Mousse, bases assim podem ser aplicadas com um píncel duo fiber para uma cobertura do dia a dia e um kabuki quando se quiser uma cobertura maior.

Se você for aplicar com a mão as bases, que ela esteja bem limpinha, se não vai ficar marca de dedos. E lembre-se que com a mão a cobertura cai um pouco.

Algumas opções de pincéis que vocês podem investir seriam os da Klass Vough, são encontrados naquela loja Audrey na Liberdade, os da NYX tem qualidade M.A.C  e preço bem mais em conta, os da M.A.C e da Sigma são produzidos pela mesma fábrica sabia? (shiu, segredo de estado), então qualquer um dos dois são uma ótima opção de investimento.

Agora vou partir para outro ponto: como se aplica uma base no rosto?

A base é o produto mais importante do make pele, é ela que vai cobrir a maior parte das imperfeições na pele, cicatrizes, manchinhas, ela iguala a textura e a cor da sua pele. Uma maquiagem não fica boa se a base não estiver aplicada, vai começar a piorar todos os próximos passos que você fizer no seu rosto. Só que assim você tem que ter a noção entre o “passei pouca base/pouca cobertura” e o “putz fiquei com cara de reboco”.

Quando se for aplicar base o trabalho deve ser feito em camadas, construindo uma em cima da outra até você conseguir o resultado desejado. Então o que você deve fazer é construir aos poucos a cobertura e não atolar a cara de produto que ai vira aquela cara de reboco sabe? O que muita gente erra é que acha que o corretivo deve cobrir horrores, o corretivo deve cobrir só o que a base não corrigiu, porque uma base bem aplicada em geral pode corrigir até 60 a 70% das imperfeições da pele.

Corretivo sempre depois da base viu minha gente!

Base com cobertura alta deve ser diluída, ou com água termal, hidratante, esponjinha úmida, protetor solar, píncel como o F80 umidecido, do jeito que você quiser. Você molha o píncel ou mistura a base com esse hidratante em cima do CD, (essa técnica que esto ensinando do cd se chama mixer, é um lugar que maquiador usa para fazer tudo as misturebas da maquiagem) você mistura da forma que achar melhor. Base de cobertura alta se for aplicada direto no rosto vai ficar com cara de reboco, não tem jeito.

Se a base for líquida não tem necessidade diluir, você pode colocar na mão e esquenta-la, esfregando o produto nos dedos (dá um resultado melhor, é que nem corretivo quando se esquenta nos dedos).

O jeito certo de aplicação é do centro do rosto para fora, começa aplicando abaixo dos olhos junto com o nariz, depois você espalha para as bochechas, a testa e por fim os cantos mais longes do rosto, como o maxilar, as têmporas. O restinho de maquiagem que tiver no seu rosto você puxa para o pescoço, rente ao maxilar, para não criar aquele efeito de máscara. A área dos olhos, dos cantinhos do nariz são áreas que precisam de mais cobertura do que o extremo do rosto, sacou?

E não se esquece de aplicar base no pescoço! Da mesma forma, começa no centro depois vai para os cantinhos

Você achou que aplicou muita base? Pegue uma esponjinha seca e delicadamente no rosto vai batendo para tirar o excesso do produto.

Acho que já falei DEMAIS de conceitos por um dia, cérebro de vocês vai derreter, então bees, treinem em cima das dicas que eu dei hoje, depois faço mais posts sobre base 🙂

Vai lá fazer carão de rhyca com pele impecável para suas amigas invejosas

Beijos meus amores

Nathy

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: