Quinze mitos sobre esmaltes

13 jan

Oiii !!!

Assim como a Nathy fez um post como esse sobre maquiagem, eu vou fazer um sobre os esmaltes. Desde pequena convivo nesse mundo cheio de potinhos, mas como todos sabem, as cores e os tipos de cobertura eram muito restritos e não tinha nem metade da gama de produtos e marcas que existem hoje. Tem muitas coisas que a tia disse pra amiga, que contou pra fulana e no final chegou em você … Chegou a hora de ver o que é verdade ou não.

1-      Esmalte decantado está podre

Mito. Quem nunca se desfez de um esmalte decantado, que atire a primeira pedra. Eu mesma já joguei alguns fora quando não sabia que estava fazendo errado hahha Todos os esmaltes são uma suspensão química, que possuem uma fórmula heterogênea, ou seja, há mais de uma fase e os componentes são perceptíveis. Tratando-se de esmaltes, os pigmentos não se diluem na base, só se misturam. É comum encontrar, mesmo nas prateleiras das lojas, alguns esmaltes com aquele fundinho branco… tudo isso por que ele ficou muito tempo na mesma posição, além de a composição favorecer. Basta dar uma chacoalhada que a maioria deles volta a ser como era antes

2-      Colocar acetona amolece o esmalte

Mito. Meu Deus, quantas vezes eu já fiz isso e nem sabia que só estava estragando os esmaltes mais ainda. Esse é um mito em partes, por que ao adicionar acetona no esmalte que já está endurecendo, ajuda a amolecer sim, mas depois pode dar o seu esmalte como falecido, né ? Por que de tão duro e empelotado que fica depois, não dá pra usar outras vezes. Eu diria que colocando acetona você dá a oportunidade de o esmalte dar o seu último suspiro e ir direto pro lixo. O melhor mesmo é colocar umas 4 gotinhas, no máximo, de óleo de banana que tudo dará certo ! 4 gotinhas é o limite, por que se coloca muito o seu potinho pode estourar.

3-      Passar esmalte todos os dias estraga as unhas

Verdade. Eu sofro com esse ritual todo, por que por mim eu ficaria sempre de esmalte, mas deixo sempre uma noite pra dar uma folga pras unhas. Já ouvi falar que isso tudo é balela, mas eu prefiro não dar chance pra fungos e qualquer outro problema que possa acontecer.

4-      Não faz mal usar esmalte vencido

Mito. Faz mal, sim !!!! Se não fizesse, não haveria razão em existir a data de validade. Mas muita gente por aí usa esmalte vencido em boas condições ( eu!! Ahhah)  e nunca aconteceu nada, mas é melhor prevenir do que remediar. Esmalte é um cosmético assim como todos os outros e eu não aconselho o uso após o vencimento, não.

5-      Faz mal tirar as cutículas

Verdade. Além de crescer mais depois, a retirada das cutículas é uma porta para qualquer tipo de fungo. O ideal é hidratar bem pra não precisar tirar ou só amolecer e empurrar. É sempre muito importante levar isso muito a sério, ainda mais agora no verão e na praia. Hoje existem canetinhas hidratantes que prometem uma redução das cutículas. Eu nunca usei, mas todo mundo que usa, adora.

 6-      Esmalte escuro deixa as unhas mais fortes

Mito. Essa é uma das piores histórias da carochinha que eu já ouvi. Não. Não, não e não.  Esmalte escuro faz a mesma coisa que os claros, só colore.

7-      Acetona danifica as unhas

(?) Eu sempre soube que dava uma estragada báásica e que o melhor mesmo era usar removedor de esmalte por que não tinha álcool na fórmula, mas eu já vi gente falando que não acontece nada. Então se alguém souber, por favor comente aqui embaixo hahahha

8-      O formato das unhas ajuda a encravar

Verdade. Essa dica vale mais para as unhas dos pés, mas que ainda assim são unhas. O encravamento das unhas acontece quando uma de suas pontas entra na pele, e quando a pele vai se defender, ela cria uma camada dura, mas a unha não pára de crescer, o que causa dores e inflamação. Isso acontece por que você foi lá e cortou os cantinhos das unhas. O ideal seria ir a um podólogo.

9-      É possível pegar doenças ao fazer as unhas

Verdade. Principalmente em salões de beleza que não esterilizam os materiais. A doença mais freqüente é a hepatite, transmitida pelo sangue e que causa uma inflamação no fígado. Por isso, certifique-se de que o salão que você frequenta utiliza materiais esterilizados.

10-   É importante passar base

Verdade. Eu sou super adepta ao uso da base por dois motivos: às vezes você quer usar aquele seu esmalte que mancha e tal, e ai a base entra em ação e não deixa o esmalte entrar em contato com as unhas. O outro motivo é porque que gosto de usar essas de tratamento, então já serve para duas coisas.

11-   Não faz mal compartilhar instrumentos de manicure

Mito. Como eu já falei ali em cima, faz super mal. Todas as pessoas que tem o costume de fazer as unhas e tirar as cutículas, devem ter se próprio kit e levá-lo no salão de beleza se você está desconfiada se os materiais deles são esterilizados ou não. Mas isso não se aplica somente aos salões, né ? Nada de dividir esse tipo de coisa com as amigas, nem com NINGUÉM. Os instrumentos de manicure devem ser tratados como uma escova de dente … duvido que você divida isso com alguém !!! Hahahaha

12-   Usar lixa deixa as unhas mais fracas

Mito. Cortar as unhas ou lixar … é tudo a mesma coisa !

13-  Os esmaltes podem deixar as unhas quebradiças


Mito. Unhas quebradiças podem ser sinal de algum problema na alimentação. É melhor consultar um médico para obter maiores informações sobre cada caso.

14-   O resultado de unhas feitas à noite é sempre ruim

Mito. É claro que se você fizer as unhas e for dormir, não importa se você fez de dia ou de noite, vai borrar tudo, né gatona ? Hahaha ou no mínimo vai ficar tudo amassado. Não custa nada fazer com mais tempo.

15-   Spray é melhor do que óleo secante

Mito. É tudo a mesma coisa.

É isso, gente ! Espero que tenha sido útil ! Se alguem souber de mais algum mito ou se souber de alguma versão diferente desses que eu coloquei, escreva aqui embaixo.

Beeijos.

Anúncios

5 Respostas to “Quinze mitos sobre esmaltes”

  1. fumiow 14 de janeiro de 2012 às 15:07 #

    Aprendi bastante, valeu! AohOAhOHAoHA

  2. Aline 21 de julho de 2012 às 00:59 #

    Adorei…!!!!!!

  3. Samantha 3 de janeiro de 2013 às 19:19 #

    Realmente estava querendo saber sobre ovencimento dos esmaltes, pq as vezes vc tem tanto q qdo ver tem algum vencido, ai dá uma pena de jogar fora.

    • Nathy Farias 7 de janeiro de 2013 às 00:40 #

      O vencimento do esmalte não causa nenhum problema de alergia ou outra coisa à pele, o único problema é que a consistência pode mudar um pouco depois da data de validade. Mas se o acabamento tá o mesmo, se joga e continua usando 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: